terça-feira, 8 de julho de 2014

INDONÉSIA parte IV - Gili Islands

Saímos de Lembongan pela manhã e pegamos o speed boat até as Ilhas Gili. Elas ficam entre Bali e Lombok. A viagem foi ótima, e bem melhor do que o barco lento que havia nos levado até Lembongan que balançava tanto que além de dar medo me deu enjôo.
Ro no speed boat
As ilhas Gili são três ilhas minúsculas paradisíacas com água azul e areia branca. A Gili Trawangan que é a mais badalada e tem mais estrutura, repleta de bangalôs , hotéis e turistas do mundo todo, a Gili Meno que é a mais tranquila e a Gili air.
Nelas não existem carros. Só bicicleta, cavalos e charretes.
Hospedando-se em qualquer uma delas é muito fácil ir conhecer as outras de barco. Nós ficamos só na Trawangan mesmo.
Existem por lá muitas lojas e escolas de mergulho, e também diversas agências vendendo pacotes de passeios e viagens para outras ilhas.

A maioria das pousadas não têm água doce e o banho tem que ser com água salgada mesmo. Na nossa pousada, a Brother's Bungalows, o banheiro era totalmente entre paredes a céu aberto, o que foi uma experiência muito legal!
Os cogumelos alucinógenos estão nos cardápios de restaurantes e são anunciados em cartazes.
Dizem que a balada é fortíssima em Gili Trawangan, mas não foi o que vimos já que era fora de época, e por isso tudo, inclusive os restaurantes, fechavam bem cedo. Mas também é possível ficar sossegado em outro canto da ilha.
Comemos em restaurantes de frente para o mar, ou até mesmo sentados na própria areia, como o da foto abaixo, com estilo único e sofás na praia. Os restaurantes e bares na orla toda são bem charmosos, mas como eu disse, quem vai fora de temporada tem que ficar esperto pra não ficar sem jantar por causa do horário.

Nasi Goreng no restaurante dos sofás na praia.

Mesmo sendo a ilha maior, Trawangan tem 9 km de circunferência, e com um passeio de bicicleta, com um pouco de aventura quando se passa pelas partes mais arenosas, pode-se fazer todo o percurso da circunferência da ilha. Fizemos isso em um dos três dias que passamos lá, e conhecemos lugares maravilhosos, como uma prainha cinematográfica e um bar com um visual incrível. Uma das praias por onde passamos estava repleta de cabras, e foi uma visão diferente. Vimos também a arrumação para um jantar romântico que aconteceria em uma praia, que estava muito lindo mesmo (vide foto).

A cor do mar é maravilhosa, mas os corais ao redor da ilha estão quase totalmente destruídos pela pesca com bomba (que foi proibida) e o que diz quem mergulha é que, portanto, o mergulho não é lá grande coisa acima dos 18 metros.

Pra nós, que fizemos dois dias de snorkeling e teríamos feito ainda muito mais, foi muito bom. Quando nos afastávamos um pouco mais da areia, começávamos a ver mais peixes, tartarugas, e o coral ficava mais habitado e colorido. Até chegar numa parte em que ficava bem fundo de repente, onde víamos as tartarugas sumirem num mergulho mais profundo. Alugamos as nadadeiras, snorkel e máscara na pousada que estávamos, assim como a bicicleta que usamos no outro passeio.

Nos momentos das rezas dos muçulmanos o som dos megafones das mesquitas chegavam a nos acordar, mas era interessante...foi um mergulho em outra cultura, como foi durante toda a nossa viagem de um mês pela Indonésia.

Quando estávamos lá em Trawangan decidindo pra onde ir na sequência, fomos a uma das pequenas agências de passeio pra ver o que teríamos de opções. O Rô queria muito fazer um passeio em Lombok que subiria um vulcão. Pesquisamos um pouco e decidimos fazê-lo. Escolhemos a agência que tinha melhores condições. O fato de termos conversado com mais de um agente nos trouxe um problema, que vivenciamos pela primeira vez ali, e depois quando estávamos em Lombok de novo. Na Indonésia, você precisa tomar muito cuidado para não ser mal entendido pelas pessoas que estão te oferecendo algo. O que aconteceu lá foi que o simples fato de termos pesquisado o passeio com um agente fez com que ele achasse que se fôssemos fazer seria pela agência dele. Mas estávamos apenas vendo coisas diferentes com agências diferentes. Quando fechamos o passeio e passamos pela agência dele com os vouchers e ele percebeu, veio tirar satisfações e cobrar que cumpríssemos com a promessa...que não fizemos. Aprendemos e passamos a tomar mais cuidado para não sermos mal entendidos. Acho que essa é uma dica importante pra quem viaja pra lá.
Enfim, fomos para nosso passeio pelo interior de Lombok, mas isso fica pro próximo post.
Como qualquer outro lugar que conhecemos na Indonésia....quero voltar pras Gili Islands, que têm praias maravilhosas, que só perderam pra minha praia preferida, que ainda estava por vir, em Lombok!