quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MONTE VERDE - MINAS GERAIS / BRASIL






Bzzz...
Localizada no município mineiro de Camanducaia, a 1600 metros de altitude, Monte Verde conta com uma boa infraestrutura e inúmeras opções de esporte e turismo de aventura para aqueles que curtem o contato com a natureza. A região pode ser explorada a pé, a cavalo, de bicicleta, moto, quadriciclo ou jipe. 

O frio é considerado 
um grande trunfo da região, e chega a ser engraçado ver alguns cartazes comentando noticiários que mostram que Monte Verde tem temperaturas mais baixas do que Campos do Jordão. Tanto Campos quanto Monte Verde são frias o suficiente pra criar aquele climinha da montanha e fazer a gente levar uma mala gigante cheia de roupas quentinhas.
É possível  unir na mesma viagem picos de adrenalina e momentos românticos, badalação e momentos família. Durante o dia há possibilidades para os mais sossegados que preferem ficar pela região central da pequena cidade e também pra quem gosta de viver descobrindo paisagens espetaculares no alto dos picos como os da Serra da Mantiqueira e as belezas da vegetação da Mata Atlântica.




As caminhadas até as montanhas são os passeios mais conhecidos de Monte Verde. Para chegar lá sem se cansar muito é possível ir de carro até o ponto onde começam as trilhas. O acesso ao ponto inicial da trilha se dá a partir da avenida principal pela Rua da Mantiqueira ou pela Avenida das Montanhas. Para quem quiser ir à Pedra Partida ou Pedra Redonda, é melhor pegar a Avenida das Montanhas; para o Mirante, Platô e Chapéu do Bispo, é mais rápido pela Rua da Mantiqueira.


- Platô - fica a cerca de 40 minutos de caminhada, com uma extensa laje de granito de onde se pode apreciar o visual que inclui ao fundo o Pico do Selado, que é a maior montanha da região. A subida tem trechos mais acentuados e no meio do caminho também existem algumas possibilidades de paradas.

- Chapéu do Bispo - fica a quinze minutos do platô, apresenta 2030 metros de altitude. Nela existem ferros fincados que permitem aos mais aventureiros subir para apreciar a vista.

- Pedra Redonda - apresenta 1990 metros de altitude. Para atingir o cume a trilha não é longa porém algumas partes exigem bastante esforço por serem íngrimes. Também há escalada que leva até o cume.

- Pedra Partida - pode-se chegar a ela continuando na mesma trilha da Pedra Redonda. A Partida está a 2050 metros de altitude mas a continuação do trajeto é mais tranquila. Do alto, assim como da Pedra Redonda avista-se toda a vila de Monte Verde e ao longe está a Pedra do Baú e Campos do Jordão.

- Pico do Selado - é o mais alto, com 2083 metros de altitude. Para atingí-lo a caminhada leva cerca de duas horas a partir do Platô, com trechos difíceis. Essa trilha não é recomendada para quem viaja com crianças pequenas. No pico pode-se ter a visão de toda a serra, e pode haver aquela barreira de nuvens abaixo.

- Travessia Monte Verde - São Francisco Xavier: é uma trilha que liga as duas cidades vizinhas, com trajeto de cerca de 12 km, e portanto quem faz precisa de um pouco mais de preparo. O grau de dificuldade é médio mas leva-se 5 a 6 horas no percurso. Para esse passeio, que também pode ser feito a cavalo ou de bicicleta, recomenda-se acompanhamento de um guia. 



PASSEIOS

Cavalo no Floresta Negra hotel

- Passeios a cavalo
Os cavalos podem ser alugados em diversos pontos da vila por cerca de R$ 10,00 a hora. Também a possibilidade de alugar uma charrete por R$ 20,00. Na minha opinião, para alugar um cavalo é bom prestigiar as pessoas que cuidam melhor de seus animais.

- Aeroporto
Não tem nada de impressionante apesar de todo mundo falar que de lá pode ser legal fazer umas fotos, principalmente quando tem algum avião pousado. A vista é bonita, mas para quem sobe as montanhas não tem comparação. Já para quem puder fazer um vôo panorâmico  esse será o ponto inicial de uma ótima experiência. 
Parece que havia um restaurante lá, mas quando fomos não estava funcionando.












- Arvorismo

Passeio pra toda a família, que mistura contato com a natureza e um pouco de adrenalina. Existe mais de uma opção, mas o que conhecemos foi o do Espaço Adélia http://www.espacoadelia.com.br/arborismo.asp 
Uma das coisas legais desse lugar é que é como se fosse uma fazenda, e você tem várias outras coisas pra fazer lá dentro. Se estiver com outras pessoas que não querem encarar o arvorismo, lá tem restaurante, mesinhas no meio das árvores, bichos pra todo lado, tem uma pequena trilha, além de outras distrações, como paintball e arco e flecha. Dá para passar um bom tempo lá. E para quem tem crianças pequenas, (infelizmente não levamos os sobrinhos), descobrimos que esse é um bom lugar por causa dos bichos, dos parquinhos, brinquedos e pela natureza ao redor.






















- Patinação no gelo

É uma delícia. Quando fomos estava quase na hora de fechar e acredito que por isso que a pista estava vazia. Como o espaço é pequeno imagino que num horário de pico de movimento seja um pouco mais complicado. Bom, mas fato é que deu pra patinar por meia hora sem trombar com ninguém, e também deu pra levar uns tombos bem bonitos pra divertir a família que assistia de fora. 
Telefone:(35) 3438-1440


- Escalada







 Não há muita informação divulgada sobre escalada em Monte Verde, mas há vias na pedra Redonda, sendo a maioria delas mais tranquilas em relação à graduação. Porém na prática, por ser uma escalada basicamente em aderência, sem muitas agarras e pés na rocha, não são vias tão fáceis em alguns pontos. Fiz com o Rô a Rola Galo, com ele guiando. Teve uma parte um pouco mais tensa em que ela fica bem reta deixando de ser positiva, ainda na primeira enfiada. A segunda enfiada é bem curta (uma costura e já chega a parada). No final uma escalaminhada curtíssima leva ao cume, onde sempre há alguns turistas curiosos tirando fotos de quem escala! Não tem movimentos especiais e técnicos, sendo a dificuldade apenas a parte psicológica de não encontrarmos agarras muito boas.
Pra chegar na base das vias segue-se a trilha inicial como se fosse para o cume da pedra redonda, mas logo que aparece o paredão numa área limpa sem mato do lado direito da trilha é preciso olhar lá pra cima e ver as chapeletas. As vias têm início alguns metros acima do chão, e atinge-se a base apenas escalando um positivo tranquilo. 
Rô na base da via Rola Galo
Na cidade tem o pessoal de uma agência perto do Banco Bradesco. Eles têm uma foto com o croquis das vias.


Depois de escalar é só descer pela trilha, ou rapelar para que tiver corda suficiente. A trilha na descida é muito sossegada! Lá embaixo tem um bar Star Bar, que se a propaganda estiver correta é o mais alto do Brasil! A limonada de lá é espetacular, e a família que toma conta é bem simpática.






Limonada do Star Bar







ONDE FICAR

- Chalés e porcelanas Bucarest 
  Chalés Bucareste online

Ficamos hospedados lá duas vezes.Não é cara, tem café da manhã que normalmente é servido em um terracinho. Da última vez que fomos levamos nossos pais junto, mas éramos os únicos três chalés ocupados da pousada, então o funcionário levava o café da manhã no quarto para cada casal. Esse esquema ficou até melhor do que o original. No café da manhã, independentemente de ser no quarto ou no terracinho, vêm pães, manteiga, geléia, frios, suco, leite, frutas (mamão), bolo, café e chocolate. 
O quarto é bem bonitinho, e claro que tem lareira. A lenha é reposta todos os dias assim como o acendedor. Tem um bosquezinho dentro da pousada com alguns banquinhos e mesa de alvenaria. 
Os esquilos aparecem pra comer toda hora, e tem muitos pássaros também.
Não precisa levar roupa de cama, mas toalhas sim. 
Numa portinha lateral à da entrada da pousada está um atelier de cerâmica. Como os nossos dias são sempre bem agitados quando vamos pra lá, nunca tive chance de ver as cerâmicas.





- Hotel Fazenda Floresta Negra


Há muito o que fazer no hotel: passeios a cavalo, passeio no lago de barco ou no pedalinho, piscina, mini-zoo, parque, trilha, e até uma voltinha noturna escondidos no barco nós conseguimos fazer.
As refeições são boas num restaurante amplo e repleto de opções. 
Os chalés são deliciosos com lareira.





- Pousada dos Marchadores
  Pousada dos Marchadores no Facebook
















Dados geográficos de Monte Verde (centro)
Altitude: 1560 m
Latitude: 22° 52' S
Longitude: 46° 02' W




Brincadeira fotográfica!












2 comentários:

  1. Caramba linda, um post atrás do outro e cada vez mais legal, parabéns! Ficou muito legal. Tem até foto dos nossos pais pra ninguém falar que "não tem mais idade pra essas coisas" :-)

    Ó, só faltou aquela foto da lareira atacando a gente, foi lá em Monte Verde? Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ééééé...faltou mesmo...vou colocá-la. Bjs

    ResponderExcluir