quarta-feira, 6 de abril de 2011

PEDRA BELA - ESCALADA





Fomos para Pedra Bela, uma cidade pequena próximo de Bragança Paulista. Foi no primeiro final de semana de abril de 2011, e o objetivo era realizar as aulas práticas do curso de escalada em rocha. O curso básico, que conta com o apoio do pessoal do Ginásio de escalada 90 graus, foi realizado numa sala de aulas em São Paulo e  foi ministrado pelos escaladores Pedro Hauck, Tacio Philip, Michel Silva e Victor Carvalho. Seguem alguns links relacionados para quem quiser informações sobre o curso e as pessoas envolvidas.



Fomos na sexta feira a noite para a cidade de Pedra Bela numa viagem de cerca de duas horas. Passamos a primeira noite na pousada Alma de Pedra, que nos pareceu muito boa, mas não pudemos aproveitar a estadia já que acordamos cedo e fomos escalar. Foi possível saber apenas que os quartos são pequenos porém limpos, arrumados e aconchegantes, e que o café da manhã é simples e gostoso, com o visual da Pedra Bela na janela ao lado da mesa.  Ficamos sabendo depois que o pessoal dessa pousada é que toma conta da tirolesa que parece ser a maior do Brasil com 1900 metros, mas não tivemos tempo de conhecer.



Chegamos sábado cedo na rocha, encontramos o pessoal e fizemos as práticas de escalada (top rope, guiada e auto resgate). Escalamos cada dupla ou trio em uma ou mais vias durante o dia todo, e a chuva ameaçou cair só no final da tarde, não atrapalhando em nada já que a parte de auto resgate nós treinamos embaixo de um telhado onde há também banheiros e uma lanchonete.
Adorei a sensação de ter feito a minha primeira guiada e agora já sinto mais segurança pra poder ir pra rocha com o Rô, que já sabia guiar mas também curtiu relembrar e ouvir o que o pessoal tinha a acrescentar.













Os professores foram muito profissionais e responsáveis o tempo todo, e mandaram bem ao falar um pouco sobre a ética da escalada pra que ninguém saia por aí "passando por cima" uns dos outros.





Saímos da Pedra Bela e fomos com o pessoal tomar um açaí em Bragança Paulista. Chegando lá passamos por um show de malabarismo no lago, com duas meninas penduradas em um balão ao som de uma banda ao vivo que lembrava algo meio tribal. Aproveitei pra fazer algumas fotos.



Tomamos açaí, conversamos mais um pouco com a galera, trocamos experiências, informações e histórias engraçadas.
Eu e o Rô tentamos arrumar um quarto na mesma pousada da primeira noite mas estava lotada, inclusive tinha uma galera lá que fez o curso com a gente. Por indicação da primeira pousada ligamos então para outra chamada Paiol de Telha que também foi uma ótima escolha. É muito bonita e um pouco mais cara e um pouco mais distante da Pedra Bela, porém fica perto de outra pedra chamada Maria Antonia. Os proprietários são extremamente simpáticos assim como os funcionários. Na pousada tem piscina, casa da árvore, lago com peixes onde se pratica pesca esportiva, tem uma trilhazinha interna com lagos e pontes, redário, vários animais que distraíram a gente por um bom tempo e uma lojinha com algumas coisas da região onde comprei uma geléia de pimenta.
Estava tendo um show de rock na cidade e queríamos ter ido mas caiu a maior chuva e o cansaço do dia inteiro na rocha acabou fazendo a gente optar por dormir. No domingo queríamos ter ido escalar mas o mal tempo impediu. Passamo a manhã conversando com o pessoal da pousada e passeando no meio dos bichos. 

No horário do almoço guardamos as bagagens mo carro, fizemos check out e fomos procurar uma cachoeira. Na estrada paramos para fazer fotos de lugares altos e bonitos, fotografamos gaviões e gente da região. Chegamos ao rio que tínhamos que seguir até a cachoeira que fica dentro de uma reserva. A água estava barrenta mas um morador da região disse que nem sempre é assim, e que quando não chove muito normalmente a água é clara e até mesmo verde.
Depois do passeio e de ficar curtindo um tempo a cachoeira pegamos a estrada para São Paulo. O trânsito foi bem ruim, mas não sei se costuma ser assim sempre ou se foi por causa da chuva que caia fina o tempo todo.
Foi uma pena que não deu pra escalar no segundo dia, mas o bom de ser flexível é poder aproveitar cada situação com o que ela tem a nos oferecer!









COMO CHEGAR:



Um link com o caminho para Pedra Bela de São Paulo: Link do Google Maps
            Saindo de SP siga pela Fernão Dias rumo MG. Vai passar Mairiporã, Atibaia, cruzar a Rod Dom Pedro (quem vem de Campinas saia de lá pela Dom Pedro sentido Dutra até a Fernão Dias) e siga até a entrada para Bragança Paulista. Entre em direção Bragança, vc vai passar pelo lago do Taboão na esquerda e continue seguindo o fluxo sentido Socorro. Após algumas muitas rotatórias pegue saída para a esquerda em frente ao supermercado Big passando na esquerda de um posto Esso, é saída para Socorro. Siga pela estrada principal até o trevo de saída para Pedra Bela para direita (tem placa). Siga pela estrada até a própria cidade de Pedra Bela e de lá pra Pedra do Santuário (da pra ver da cidade na esquerda). É só atravessar a cidade (é beeeeem pequena), descer para esquerda e subir para lá. Dá pra parar o carro quase na frente da pedra




ONDE FICAR:


http://www.pousadapaioldetelha.com.br


Seguem algumas fotos da Paiol de Telha:











Um comentário:

  1. Lugar bem bacana, as fotos ficaram show! Gostei muito da foto da cachoeira (tô ligado que o Roger fez um efeito de spray nela!) e os posts estão bons de ler, mandou bem, Paty.
    Bjs e Abçs!

    ResponderExcluir