quinta-feira, 10 de março de 2011

TRILHA DA VIDA - SP / Parque Ecológico do Guarapiranga

Eu e o Rô não somos muito fãs de Carnaval (ou nem um pouco fãs) e quando viajamos nesse feriado procuramos os lugares mais isolados da "folia". Já que nesse ano não foi possível viajar, ficamos em São Paulo aproveitando a cidade vazia, o que também nos agrada bastante.
No domigo acordamos um pouco tarde e com vontade de fazer alguma trilha. Demos uma olhada no nosso livrinho Trilhas de São Paulo, mas a maioria era longe pra sairmos na hora do almoço de casa, e as que eram mais próximas já havíamos feito. Encontramos uma opção que era perto da represa de Guarapiranga, a Trilha da Vida. Saímos da Zona Oeste em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga, que fica localizado na  Estrada da Riviera, 3286, a uma distância de 35 Km da praça da Sé. O caminho é pela Marginal Pinheiros e depois Estrada do Guarapiranga.
O telefone do parque é 0XX11- 55176707, e o guia pede pra agendar a visita, mas nós não tínhamos agendado e foi possível fazer mesmo assim. No livro das trilhas está escrito que basta chegar com quinze minutos de antecedência na sede do parque para agendar o passeio.
A trilha tem uma proposta totalmente diferente do que se espera, e totalmente diferente das demais trilhas que constam no livro.
O percurso dura de 20 a 30 minutos e é sensorial. O guia precisa preparar a trilha e  a pessoa entra de olhos vendados e descalça e é levada pelas mãos por um caminho de terra, folhas e água. Há o contato com diferentes objetos e texturas no trajeto, assim como odores. Até o paladar é ativado durante a experiência.
A pedido do guia, não posso descrever muito a experiência, mas apesar de termos chegado lá esperando fazer um trekking como os que estamos acostumados, gostamos de ter sido surpreendidos desta maneira.
Além da trilha é possível visitar o parque que tem um caminho de tablado de madeira bem arrumadinho, que chega a um lago com cágados e carpas.

Também existe ali um pequeno museu com finalidade de educação ambiental, onde são apresentados objetos que foram retirados do fundo da represa de Guarapiranga. Tem carcaça de carro, máquinas variadas, geladeira, e muitos outros objetos.
Em alguns potes de vidro são colocados diferentes materias como plástico, vidro e lata dentro da água, para demonstrar quanto tempo leva para que ocorra a degradação desses materiais pela água.

Não chegamos a visitar tudo mas passamos por uma biblioteca e uma brinquedoteca.
No final conseguimos até fazer algumas fotos boas mesmo sem um grande percurso de trilha. Aprovamos o programa!

Lata de refrigerante em decomposição na água doce.