sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lake Tahoe / Califórnia - EUA

Fomos passar o Reveillon de 2011 e um total de 22 dias de férias em Lake Tahoe / Califórnia. Recomendo bastante.

Fomos de avião de São Paulo até a cidade Reno. De lá até Lake Tahoe contratamos um serviço de shuttle, que sairia dentro de umas duas horas. Aproveitamos então para passar em uma loja (BOBO'S) que ficava próximo do aeroporto, para comprar nossos equipamentos de snowboard. Foi ótimo. Compramos as pranchas, bindings, botas e capa de transporte por preços bons. Gostei de uma prancha de modelo infantil, e o vendedor disse que segundo meu peso e altura ela seria tranquilamente uma boa escolha. Adoro muito minha DH Kids.
Pra quem vem de Sacramento eu sei que tem uma série de lojas também no meio do caminho, mas não passamos por lá.

Nos hospedamos em Heavenly, que é um dos centros de ski de vários que tem ao redor do lago. O lugar é lindo. A paisagem das montanhas com o lago lá embaixo fica ainda mais perfeita no por do sol, que pode ser apreciado de um mirante no meio da gôndola que sobe a montanha de Heavenly. Quando fomos nesse mirante vimos uma raposinha sair do meio das pedras.

Nos dias de descanso existem algumas coisas pra se fazer. Em um deles, eu e o Rô alugamos um carro e demos a volta inteira no lago, conhecendo inclusive outros centrinhos comerciais, como o de Sierra e de Northstar.

Paramos para fazer uma trilha que levava até um lago congelado, a Eagle Falls trail (http://goo.gl/t4uCb3) passando por paisagens muito bonitas. No meio da trilha passamos por algumas poucas pessoas, que caminhavam com seus cães, provavelmente porque havia o risco de encontrar com algum urso. Mas isso não aconteceu com a gente, ainda que com a aproximação do lago a gente tenha ouvido uns barulhos que pareciam muito ser de algum urso. Na verdade o barulho tinha origem na movimentação da água embaixo do gelo do lago congelado, mas até descobrirmos isso eu passei momentos de tensão.

Chegando no lago sentamos pra comer um lanche de trilha, e apreciar o visual muito lindo, e inesperado, já que entramos naquela trilha sem querer, sem pretensão alguma de chegar a um lugar tão bonito. Depois um tempo ali sozinhos curtindo o momento, chegou um homem com um cachorro, e foi até o meio do lago andando. Nos empolgamos e fomos também. Depois chegou um casal, com um par de patins de gelo. Que delícia vê-los deslizando ali, num lugar "feito pra isso", mas pela própria natureza.
Conhecemos a Emerald Bay, com um mirante lindo, a Cristal Bay, Sand Beach...assistimos a um por do sol maravilhoso sentados nas pedras em uma dessas prainhas.

Nossa hospedagem teve inicio no Days Inn, que fica um pouco distante da parte mais central e movimentada onde estão os cassinos e a gôndola. Como havíamos reservado apenas os primeiros 5 dias pra garantir a nossa chegada, depois saímos em busca de outro lugar para passar os outros quase 20 dias da viagem. Acabamos ficando num Economy Inn, com frigobar, um quarto ok, e bem em frente à gôndola e mais perto dos cassinos. A importância de ficar perto dos cassinos na nossa viagem, é que o jantar servido neles era sempre muito bom, e com preço bom também. Até chegamos a reservar quartos em um dos cassinos, com preço bom, mas achamos o Economy mais vantajoso para ficarmos por tanto tempo.

Os restaurantes que me lembro de ter conhecido lá foram:
* para os dias de mais fome, os dos cassinos Mont Blanc e Horizon. São bons, e um dos dois tem uma limonada maravilhosa...bebida é a vontade, jantar é um buffet farto, e tem sobremesas.
* o Chevy's é um restaurante gostoso. Eu pedi uma salada que veio com uns pedaços de filé, um pouco apimentada, muito boa!
* o Tep's Villa Roma é um italianinho que vale a pena ir, mesmo sendo mais longe do centro comercial.Tem que ir de carro no sentido horário ao redor do lago, e fica um pouco depois do Days Inn. É gostoso pra pedir um prato e o buffet de saladas. Num primeiro dia comemos frango e o buffet. Em outros comemos só o Buffet foi ótimo. http://goo.gl/FWG8aH

Nas pistas de esqui tem vários restaurantes com comidas cheirosas. Nos restaurantes tem bebedouros também.
As pessoas nas pistas e fora delas são educadas, o pessoal dos lifts trata todo mundo bem.
A estrutura que eles possuem lá para "fabricar "neve é muito eficiente, e apesar de termos passado quase o tempo todo sem ver a neve cair, não fomos tão prejudicados em nossas férias.

A melhor pista, na minha opinião, é a Ridge Run, que fica no lado da Califórnia. Tem que subir o lift Dipper Express pra descer a California trail (que é meio chata para snowboard, porque fica muito plana) e chegar do lado da Califórnia. Daí sobe o Ski express e desce pela Ridge Run. É muito boa!

Mapinha das pistas: http://www.californiaskiresorts.com/gfx/trailmaps/ca30tm01f.jpg

No meio das pistas ficam os fotógrafos. Eles são do esquema Epic Mix, uma estrutura que vende os tickets e monitora onde você passou, é bem legal. Você vê tudo num app no celular ou no site, inclusive as fotos. Se quiser comprar uma, melhor não deixar pro fim do dia pois pode ficar uma fila gigante pra procurar sua foto nos computadores na base do lift.

No centrinho, perto do Burger King tem uma loja de chocolates caseiros (Chocolate Factory). A barrinha de menta é uma delícia...

Passamos um dia na outra estação, do lado oposto do lago, que chama Northstar. Gostamos bastante também, mas teria sido bom passar mais tempo lá pra conhecer melhor. Tem muitas outras estações ao redor do lago. Squaw Valley é mais uma das famosas que estão por lá.

Tahoe tem o lado de veraneio que é muito forte. Eu quero ir pra lá no verão também, praticar os esportes no lago e ir até Yosemith.