Pra quem quer conhecer o Guarujá eu acho que posso colocar algumas dicas. Não sobre baladas ou sobre ir às compras, pois geralmente não são essas coisas que eu conheço. Mas algumas dicas sobre locais bonitos pra se conhecer e onde comer. Também não tenho a pretensão de escrever sobre tudo que os lugares têm a oferecer, mas sim de passar adiante aquilo que eu já conheci.
Localizada no estado de São Paulo, na Ilha de Santo Amaro e a apenas 80 Km da cidade de São Paulo.
Como chegar: Saindo de São Paulo basta pegar o sistema Anchieta-Imigrantes, descer a serra e pegar a saída para a rodovia Piaçaguera - Guarujá (Rod. Cônego Domênico Rangoni) no município de Cubatão. Sempre basta seguir as placas indicando Guarujá que estão por todo o caminho.
Praias:
- Astúrias: praia curta com prédios na orla. No canto direito tem alguns barcos, e a praia não é das que se pode considerar boa em relação às ondas, mas nos dias de mar um pouco mais agitado pode ser uma opção pra surfar com maior tranquilidade. A areia fica coberta por guarda-sóis assim como a Pitangueiras.
- Branca: para chegar até ela é preciso parar o carro num estacionamento num ponto ao final da estrada Guarujá-Bertioga, onde está a balsa. Dali pega-se uma trilha até chegar na praia, passando pelo povoado. Tem várias pousadinhas no caminho, mas como o único jeito de chegar é a pé, para hospedar-se nesses lugares não dá para levar muita bagagem. Lá tem uma infraestruturazinha, a areia é obviamente branquinha, e um pessoal mais alternativo costuma frequentar.
- Éden: é uma praia bem pequena, e pra chegar lá tem que pegar a estrada Guarujá-Bertioga e subir a pista no Morro do Sorocotuba, que é uma reserva ecológica. Deixa-se o carro no topo de uma pequena trilha. A praia fica numa encosta que faz parte da reserva, e é bem charmosinha, mas as vezes fica muito cheia de gente para o tamanho que ela tem. É um lugar bonito pra se conhecer, mas quem é agitado e precisa de um lugar com coisas para fazer não consegue ficar lá por muito tempo. Não há nada de surf e outros esportes por lá.
- Enseada: provavelmente a mais conhecida do Guarujá, competindo com a Pitangueiras. Possui uma faixa de areia mais larga com barraquinhas de comes e bebes, e na orla não há prédios altos mas no máximo os de cinco, seis andares. É mais ampla e para fazer as coisas nessa praia é preciso andar um pouco mais ou pegar carro. Lá está localizado o Aquário do Guarujá, o Acqua Mundo, que é o maior da América do Sul.
Já mergulhei com tubarões nesse aquário, e qualquer um pode fazer isso, mas tem que agendar antes. O mergulho foi uma experiência muito legal, e a visita ao aquário eu também adorei. Uma vez levei meus sobrinhos bem novinhos e eles também gostaram.
- Iporanga, São Pedro e Taguaíba: as paisagens das três praias são lindas. São minhas praias preferidas nessa região, mas o acesso é bem restrito. Chega-se pela Guarujá - Bertioga também, e as estradinhas saem da pista principal e chegam nas cancelas dos condomínios. São os seguranças desses condomínios que determinam se você pode ou não entrar, de acordo com a quantidade de pessoas que já está nas praias. Ainda, só pode entrar apresentando documento e tem hora pra sair (acho que eles tiram todo mundo mais ou menos às 17:00h ou algo perto disso). Taguaíba e São Pedro são praias ótimas para surf e particularmente adoro fazer fotos do pessoal surfando nelas. Já fotografei muitos tubos em água verdinha. Em Taguaíba tem umas rochas no canto esquerdo bem bonitas. Em São Pedro se pode subir nas pedras do canto esquerdo também e passar horas olhando o mar. Dali dá pra ver as tartarugas tirando a cabeça da água o tempo todo. As casas dos condomínios são maravilhosas, e como o acesso é restrito as coisas podem ficar no guarda-sol sem problemas. Não há nada de vendedores na praia, portanto é preciso levar água, e nós sempre levamos umas bisnaguinhas pra comer. Há banheiros junto dos estacionamentos, e se não me engano há duchas em todas elas.
Taguaíba |
- Perequê: é a praia dos pescadores, onde ficam seus barcos, e onde é possível comprar frutos do mar frescos. Essa praia é conhecida pelos restaurantes especializados em frutos do mar, mas não é boa para banhos por causa da poluição gerada pelo óleo dos motores. A paisagem é até bonita com os morros nas laterais e os barco ancorados. É legal pra fazer algumas fotos.
- Pitangueiras: é a praia do centro do Guarujá É a que eu mais frequento, por ter boas ondas de uma maneira bem constante, interessante pra quem surfa. Em alguns dias venta bastante, principalmente no inverno, o que propicia a prática de outros esportes como o Windsurf e o Kitesurf. Na areia as pessoas jogam frescoball, peteca, voley e futebol.
Nessa praia tem toda a estrutura que você precisa, como os carrinhos com comes e bebes na areia, vendedores dos mais variados produtos, farmácias, supermercados, shoppings e restaurantes. Prédios foram construídos por toda a orla, o que é uma pena, mas quando você olha do mar é uma visão até interessante apesar de tão urbana! No inverno o sol acaba sendo encoberto pelos prédios mais cedo, atrapalhando um pouco os banhistas que queiram pegar uma cor.
A areia é do tipo fininha, gostosa de pisar, e o mar, apesar do esforço dos frequentadores em sujá-lo, geralmente é verdinho. Pode-se ver tartarugas durante seus mergulhos, além de peixinhos e até mesmo arraias. Uma vez surfando lá vimos uma arraia saltar enquanto outra passava por baixo das pranchas.
Calçadão da Pitangueiras, com vista pras Astúrias |
Na Pitangueiras vale a pena dar uma passada na feira hippie, que não tem mais muitas barraquinhas com coisas realmente hippies. Começou bem menor e hoje construíram uma estrutura pra abrigar as barraquinhas que é praticamente um shopping.
Há muitas lojas de biquínis com preço muito bom.
No centro tem opções para se tomar um açai, mas o melhor açaí é o que fica embaixo do shopping La Plage. O nome é "O Bagaço". Como eu disse, o açaí é ótimo assim como os outros sucos de lá, mas o grande problema é o atendimento. Vá munido de toda a paciência para esperar bastante, e se for férias ou feriado também prepare-se para passar um bom tempo de pé. É bom mesmo, então lota e eles não estão preparados para atender multidões.
Há muitas lojas de biquínis com preço muito bom.
No centro tem opções para se tomar um açai, mas o melhor açaí é o que fica embaixo do shopping La Plage. O nome é "O Bagaço". Como eu disse, o açaí é ótimo assim como os outros sucos de lá, mas o grande problema é o atendimento. Vá munido de toda a paciência para esperar bastante, e se for férias ou feriado também prepare-se para passar um bom tempo de pé. É bom mesmo, então lota e eles não estão preparados para atender multidões.
- Tombo: praia de tombo famosa pelo surf, tem um clima agradável na areia. Tem alguns restaurantes na calçada da praia e tem todos os tipos de barraquinhas.
ONDE COMER:
Na Astúrias:
- Restaurante e Pizzaria Majella: Av. Manuel Albino, 641. O restaurante tem ambiente simples, mas é uma das refeições mais gostosas e bem servidas que eu já comi fora de casa. Sempre que surfamos o dia todo e está tarde fazemos um almojanta lá. O preço é bom também, e o atendimento simples porém bom. Comer o filé a parmegiana (de frango ou bovino) é a dica. Manuel Albino, 641
No Perequê:
- Restaurante Céu Azul: a comida é boa, e apesar de o preço nos cardápios assustar num primeiro momento, é barata pois um prato pode servir até três pessoas. Mas não são todos, por isso deve-se sempre consultar o garçon. O ambiente é extremamente simples, não capricham na decoração como capricham no sabor da comida. Lá eu pedi com dois amigos uma porção de lula a dorê e um pescado. Acompanham legumes, purê de batatas, arroz e uma pimenta. Eles tomaram cerveja e eu refrigerante. A conta deu R$ 29,00 por pessoa. Aceitam cartão de crédito // débito.
Na Pitangueiras:
- Chopp Halle: comida alemã. Faz muito tempo que não vou lá, mas a comida era gostosa e não era muito caro. Me lembro de ter comido um Strogonoff bom. Ele fica na Avenida Mal. Deodoro da Fonseca 1520 (avenida da praia). Tem um ambiente mais sério, mais família.
- Restaurante da Paula: fica na Pitangueiras numa rua perpendicular à rua da praia sendo uma antes da rua principal do centrinho. Ele é pequeno, simples, mas a comida é boa e farta. Os pratos são para uma pessoa. Já comi vários ítens do cardápio e geralmente são bons. O grande problema é que lá só aceitam pagamento em dinheiro.
- Restaurante Tahiti: tem dois. Um mais no meio da praia e outro no canto esquerdo (de quem olha para o mar). Já fui nos dois, e os dois são muito bons. Algumas vezes tem música ao vivo. Os dois são de frente pra praia, mas o do canto tem um charme maior pela estrutura de madeira. É um bom lugar pra um jantar romântico e pra quem está disposto a gastar um pouquinho mais em uma refeição.
- Shopping La Plage: Tem algumas opções que vale a pena listar, mas nada que mereça muito destaque. Tem o Burger King que não precisa de comentários, tem Mc Donalds, e tem alguns restaurantes por quilo que deixam a desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário